domingo, 2 de outubro de 2011

Um vídeo pelo Dia dos Animais


Amigos protetores e simpatizantes da causa animal, 

Queremos apresentar a todos vocês um novo e pequeno vídeo que produzimos. Nós o criamos com o objetivo de lembrar do dia 4 de outubro, Dia dos Animais, e de forma singela homenagear a todos eles – os de rua, os maltratados, os explorados por empresas, os que são torturados até a morte em sacrifício de cultos religiosos e tantos outros. 
Também queremos homenagear a todos nós, que de forma incansável, sem recursos financeiros, sem apoio, sem saúde, sem tempo, sem nada, lutamos para dar um pouco de dignidade a cada animal necessitado que cruza nossos caminhos. 
Viva os protetores de animais, ONG’s e abrigos! Viva a Lei que tirará as carroças de Porto Alegre! Viva a SEDA, a COMPPAD e todas as pessoas que trabalham para promover a instauração de políticas públicas para o bem-estar animal! Viva os animais, porque eles merecem! 
O vídeo mostra rapidamente, através de um calendário e das mudanças das estações no ano, como o tempo passa de forma veloz em nossas vidas. 
Isso nos fez refletir sobre fatos importantes que acontecem e, muitas vezes, passam despercebidos, sem receber a devida atenção que lhes é merecida. 
Assim ocorre com a causa animal. É ignorada por muitas pessoas, mas não pelos protetores de animais. 
Sempre atentos a tudo o que ocorre, por onde quer que passamos, nós, que diariamente lutamos pelos animais, vivenciamos o abandono de cães, gatos, cavalos...todos de forma covarde e cruel. 
Esse abandono indiscriminado de animais existe e independe de qualquer coisa. Depende, apenas, do querer de um grande covarde. 
Após o estúpido momento do abandono, ocorre uma mudança instantânea na vida daquele indefeso animal que foi descartado. Nasce ali mais uma vítima de um ser humano. 
Esses bichinhos deixaram de ter uma família, pessoas que amavam e para as quais tinham incomparável fidelidade e cumplicidade e, então, passam a viver nos mais diversos lugares - estradas, terrenos, construções, calçadas, paradas de ônibus, parques, vilas... 
Em dias quentes, só lhes resta esperar que do céu Deus envie a chuva para saciar sua imensa sede. Em dias frios, ficam à procura de um abrigo, um cantinho qualquer onde possam se aquecer e descansar seus corpinhos já tão debilitados. 
Fecham seus olhinhos e lembram dos momentos felizes que viveram, quando eram protegidos, acariciados e amados. Logo são vencidos pelo cansaço da procura pelo caminho que os levaria de volta a sua casa e lhes trariam de volta aquela querida família. 
Sonham com aqueles que no lugar do coração possuem uma enorme pedra de gelo, aqueles que provaram ser criaturas desprovidas de qualquer sentimento de piedade e, por isso, são dignas de receber o merecido retorno por tamanha maldade. 
Outro tipo de abandono vivem os animais que sofrem maus-tratos dentro de seus lares. São submetidos a uma morte lenta, resultado de muita sede, fome, doenças ignoradas, sem nenhum tratamento, acorrentados, espancados...esquecidos. Sofrem a conseqüência de atitudes de pessoas irresponsáveis e negligentes. Aguardam o momento em que alguém lembrará que ali está um ser vivo, que ele também sente dor, sofre e precisa de cuidados. 
Também se sentem esquecidos os animais que já tiveram a oportunidade de sair das ruas, foram resgatados da miséria, da dor, do sofrimento, e hoje vivem com outras dezenas, centenas de animais, aguardando a sonhada adoção. Eles recebem água, comida, talvez um pouco de carinho, mas junto com seus protetores sofrem com a grande quantidade de animais que esperam pela adoção em casas e abrigos que deveriam ser temporários. Esperam o dia em que uma pessoa muito especial os verá com um amor incondicional, sem preconceitos, e os adotará. 
Todos esses animais, os abandonados, os que sofrem outras formas de maus–tratos, os que aguardam adoção e tantos outros vivem uma longa e contínua espera. Para eles, os dias, as semanas, os meses, as estações, tudo passa e nada muda. 
Poderíamos escrever muito mais sobre o triste cotidiano desses animais que aguardam um olhar, que precisam de ajuda... Mas, para não deixarmos esse texto ainda mais longo, queremos convidá-los a prestigiar e divulgar nosso vídeo e refletir sobre aquele animal que você em algum momento viu à espera de um socorro. Talvez ele ainda esteja lá, lutando contra o tempo. Será que ainda há tempo para mudar a vida dele? 

“Mudaram as estações, nada mudou. Mas eu sei que alguma coisa aconteceu, tá tudo assim, tão diferente.” Renato Russo 

Nossos outros vídeos estão disponíveis aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=Unq0fnMKTK4&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=5tyAz4UKRPw&feature=relmfu

Nenhum comentário:

Postar um comentário